Pároco

 
Padre Lucas Alerson de Sousa 
Pároco 
Posse Canônica: 21/09/2022
Aniversário Sacerdotal: 08/02
Aniversário Natalício:03/10



Padre Éder Santos 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Carrancas



Biografia


               EDER SEBASTIÃO DOS SANTOS NASCEU EM CORONEL XAVIER CHAVES NO DIA 16/01/1967, FILHO DE JOSÉ AVELINO DE SOUSA SANTOS E DE RAFAELA DE RESENDE SANTOS, É O SÉTIMO DOS DEZ FILHOS DO CASAL.
SEMPRE FOI UM MENINO DIFERENTE, ENQUANTO OS IRMÃOS TODOS JOGAVAM FUTEBOL, ELE NÃO GOSTAVA. SUAS ROUPAS E SEUS PERTENCES ERAM SEMPRE BEM ARRUMADOS, GOSTAVA DE DORMIR EM QUARTO SEPARADO E NUNCA FOI DE MUITA CONVERSA.
CRESCEU, FEZ O CURSO DE FILOSOFIA, SE ARRISCOU NO MAGISTÉRIO, PERÍODO EM QUE SE ELEGEU VICE-DIRETOR DA ESCOLA ESTADUAL CORONEL XAVIER CHAVES.
ELE SABIA QUE QUERIA ALGO DIFERENTE DOS IRMÃOS, FOI AI QUE EM 2001 PROCUROU O PADRE PAULO DAYER, QUE ERA PÁROCO EM CORONEL XAVIER CHAVES E MANIFESTOU A VONTADE DE SEGUIR A VIDA RELIGIOSA, FICANDO TODO O ANO DE 2001 SOB ACOMPANHAMENTO DO PADRE PAULO E PADRE GERALDO EM SÃO JOÃO DEL REI.
EM FEVEREIRO DE 2002, INGRESSOU NO SEMINÁRIO SÃO TIAGO EM JUIZ DE FORA, ONDE PERMANECEU DURANTE QUATRO ANOS CURSANDO TEOLOGIA, MOMENTO DE ALEGRIA INIMAGINÁVEL, ACEITO COMO UMA GRAÇA DE DEUS POR TODA SUA FAMÍLIA.
RECEBEU O MINISTÉRIO DO DIACONATO EM DEZEMBRO DE 2005 E EM 22 DE JULHO DE 2006 ORDENOU PADRE NA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM CORONEL XAVIER CHAVES.
UM SERVO DE CRISTO E PRONTO PARA AJUDAR A SANTA IGREJA, FICOU EM RESENDE COSTA COMO DIÁCONO E DEPOIS COMO VIGÁRIO PAROQUIAL E LOGO DEPOIS TOMOU POSSE PARA ASSUMIR SUA PRIMEIRA MISSÃO COMO PÁROCO NA PARÓQUIA COROÇÃO DE JESUS EM MINDURI EM 17 DE DEZEMBRO DE 2006, PERMANECENDO ATÉ JULHO DE 2011.
A NECESSIDADE O FEZ VOLTAR A RESENDE COSTA NO PERÍODO DE JULHO DE 2011 Á DEZEMBRO DE 2015.

Monsenhor Jair dos Santos Pinto - Pe. Emérito da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Carrancas

  28 - 04 - 1930
 ♱ 11 -  09 - 2018




Biografia
É importante dizer alguma coisa sobre a vida de Monsenhor Jair.
  Durante toda sua vida,só trabalhou para o "outro" e sobretudo para Carrancas, onde está há 56 anos.
  Trabalhou muito sem pedir alguma troca.E isto é fascinante demais para passar desapercebido a qualquer um de nós.Monsenhor Jair entendeu e sentiu, desde cedo, a presença de Deus em sua vida e caminhou sempre com esta certeza. Sempre andou diante das necessidades de Carrancas. O carisma da disponibilidade em favor do "outro" e dos problemas de nossa Carrancas foi o que sempre esteve em seu coração.
  Monsenhor Jair sempre entendeu que toda busca no isolamento, toda busca por interesses pessoais é necessariamente uma busca contra os demais. Ele sempre se encarnou na comunidade. Dedicou todo o seu tempo, sua inteligência, suas virtudes sacerdotais, sua vida exemplar, sua piedade profunda e sua juventude ao povo de Carrancas.
  Monsenhor Jair dos Santos Pinto, nasceu em 28/04/1930, na Fazenda do Pinhal em Baependi/MG.A Fazenda do Pinhal era de seu avô Adolfo e sua avó Hiahá.Filho de Gabriel Pinto Ribeiro Filho e Maria Junqueira dos santos Pinto, é o primogênito de 6 irmãos. Foi batizado em 08/06/1930 na Matriz Nossa Senhora dos Remédios em Caxambu, pelo Monsenhor José João de Deus. Seus padrinhos foram seus avós: Gabriel Pinto Ribeiro e maria da Conceição Ribeiro(Vó Hiahá). Seus avós paternos: Gabriel Pinto Ribeiro e Amélia Theodolina Meirelles.Avós maternos: Adolfo Esaú dos Santos e Maria da Conceição Junqueira Santos.
  Passou a infância trabalhando na Fazenda do Pinhal e realizou estudos assistemáticos(fora da escola) correspondentes a 1ª à 4ª séries com sua tia Edina.
  Em 1942 fez o curso de admissão ao ginásio,(era assim chamado) no Ginásio dos padres barnabitas em Caxambu, com a professora Lourdes Arnault, tirando o 1º lugar dentre todos os alunos e recebendo como prêmio o livro: "História do Mundo para as crianças", com a seguinte dedicatória:"Para o muito esforçado Jair, ofereço este livro como prêmio da aplicação, desejando que continue sempre amigo dos estudos.Ass.Lourdes Arnault- 04/12/1942.
  Começou a cursar a 1ª série do curso ginasial (hoje 5ª série) no Ginásio dos Padres Barnabitas em Caxambu.Aí ficou até julho de 1943 quando foi para o Seminário Nossa Senhora das dores em Campanha-MG, onde fez o curso de Humanidade em 06 anos.Era o seminário menor,o que equivale hoje 5ª a 8ª séries e o Ensino Médio.
  Terminando o seminário menor em campanha foi para Mariana-MG, cursar no Seminário São José, dos Padres Lazaristas cursos de Filosofia (02 anos) e Teologia (04 anos)- Seminário maior.
  Pelos seus históricos,foi um aluno muito exemplar, distinguia-se sempre, na eloquência sagrada.
  Foi Deão no seminário. Deão era aquele aluno, que,por seu exemplo e distinção, cuidava dos outros colegas.
  Ficou em Mariana até sua ordenação que ocorreu em Baependi em 17/12/1955 pelo Bispo D. Inocêncio Engelke, de Campanha.
  Depois de sua ordenação, ficou de férias no mês de Janeiro, passando alguns dias em Caldas-MG para descansar. E quando voltou das férias era hora de sua nomeação.
  De primeira mão foi nomeado para Campos Gerais-MG, como vigário cooperador, em 02/02/1956. Mas não chegou a assumir Campos Gerais pois, acatando a ordem de seu Bispo em 15/12/1956 foi nomeado para Carrancas. Sua posse, em 17/02/1956, em Carrancas contou com presença do Com.Francisco Leopoldino (Pe. Chiquinho) de São Vicente de Minas e logo após,naquela tarde, seu primeiro ato, foi ungir Sr. Ewerton.
  Depois de apenas três anos em Carrancas, em 30/01/1959, recebeu uma provisão(Portaria) para assumir a Paróquia de Santa Catarina em Natércia-MG, com o prazo máximo de 15 dias para tomar posse.
  Sua saída não agradou a Comunidade. Padre novinho(era o padre menino, alguém o chamou assim), mas que já estava revolucionando Carrancas, começando pela Educação e pela saúde. Foi quando a Comunidade se reuniu para pensar o que fazer. Saíram então os saudosos Sr. Élson Teixeira,Sr. Osmar de Souza Andrade e Dr. Manoel Moreira, em nome da comunidade de Carrancas. O pedido foi solene e o Sr. Bispo D. Inocêncio acatou.
  Pelos relevantes serviços prestados à nossa Comunidade, em razão de toda uma vida vivida em prol do bem estar físico, espiritual, intelectual e social da Comunidade Carranquense, recebeu o título "Cidadão Carranquense", através da Lei nº 200 de 1963.

Fonte : Arquivos da Paróquia

2 comentários:

  1. parabens monsenhor JAIR que o senhor tenha tudo de bom na sua vida e continue a senher esse padre otimo bjs de quem te ama MARYANE

    ResponderExcluir
  2. Monsenhor,
    Você será eterno nas ações que praticou, nas obras sob sua liderança, na história que construiu com generosidade e sabedoria e, muito especialmente, na sua vida que traduziu o amor.
    Através de você pude conhecer melhor Carrancas, seu povo, seu jeito de estar no mundo.
    Leve com você meu carinhoso beijo e meu profundo agradecimento.
    Edson de Paula

    ResponderExcluir